os bancos à beira da falência

Re: os bancos à beira da falência

Mensagempor Arp » Segunda-Feira 16 Fevereiro 2009, 20:56

Bancos já assumem perda de US$ 1 tri

Os bancos nos países ricos já sofreram prejuízos que superam US$ 1 trilhão desde a eclosão da pior crise financeira dos últimos 60 anos. Desde a quebra do Lehman Brothers em setembro, bancos como UBS, Credit Suisse, Dexia e Deutsche Bank foram obrigados a reconhecer suas perdas bilionárias e demitir milhares de pessoas. Os dados fazem parte de relatório confidencial preparado pela Comissão Europeia para orientar os 27 países membros sobre a crise. De acordo com o levantamento obtido pelo Estado, as perdas para os bancos americanos já somam US$ 738 bilhões, ante outros US$ 294 bilhões na Europa.

Reestruturações ainda obrigaram os bancos a demitir 280 mil funcionários desde a eclosão da crise. Para a Associação de Funcionários dos Bancos Suíços, o número de demissões pode ultrapassar 300 mil ainda neste semestre. No bairro dos bancos de Genebra, uma das principais praças financeiras do mundo, funcionários de instituições admitem que o clima é de depressão. "Ninguém sabe quem será o próximo a ser demitido ou se voltará do fim de semana e será informado de que não tem mais trabalho", diz Jean-Claude Blaise, bancário que há 20 anos trabalha no mercado financeiro suíço.

A UE admite em seu relatório que o Fundo Monetário Internacional (FMI) chegou a indicar que a perda potencial seria ainda o dobro do que já ocorreu. Os bancos europeus têm uma exposição de cerca de US$ 1,6 trilhão no mercado do Leste Europeu. Uma eventual quebra de economias como Hungria e Ucrânia pode fazer desmoronar parte do sistema financeiro europeu.

Nos balanços de recursos dos bancos europeus, a Comissão indica que há cerca de 41 trilhões depositados. Mas as dívidas corporativas da Europa representam 95% do PIB da região. Nos EUA, a taxa é de 50%. Não por acaso, a Comissão Europeia teme que uma eventual nova onda de pacotes para salvar os bancos da região leve a um default (calote) nos governos nos próximos anos, realidade que era conhecida apenas nos países emergentes.

Na Europa, o déficit público da Irlanda já chega a 12% do PIB, ante 10% no Reino Unido e Espanha. Enquanto isso, os prejuízos dos bancos estão se transformando em verdadeiras tragédias nacionais. Na Suíça, o volume de dinheiro retirado dos bancos por clientes já é equivalente a 50% do PIB do país. O UBS registrou perdas de US$ 17 bilhões em 2008, o maior tombo de uma empresa na história da Suíça. Na Alemanha, o CEO do Commerzbank, Martin Blessing, saiu em defesa da tese de que bancos não devem pagar bônus a seus executivos caso estejam dando prejuízos. "Uma empresa com prejuízos não pode ter espaço para distribuir bônus", diz. O Commerzbank recebeu 18,2 bilhões de euros do governo para se manter. Em um ano, as ações dos maiores bancos do mundo já perderam em média 40% de seus valores, segundo o índice BKX Bank Index. Alguns, como o UBS, tiveram 70% de queda em suas ações.
As informações são de o jornal O Estado de S. Paulo.

http://noticias.br.msn.com/economia/art ... D=17833023
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor Tovi » Segunda-Feira 16 Fevereiro 2009, 21:02

Há coisas do caraças...

Os proprietários do capital estimularão a classe trabalhadora a adquirir sempre mais mercadorias, casas e tecnologia dispendiosa até que suas dívidas se tornem insuportáveis. As dívidas não pagas levarão à falência dos bancos, os quais terão de ser nacionalizados e o Estado, eventualmente, tomará o caminho que leva ao comunismo.

Karl Marx em 1867

http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor Arp » Segunda-Feira 16 Fevereiro 2009, 21:16

:whistle:
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Mensagempor Arp » Sexta-Feira 24 Abril 2009, 20:25

Aqueles que se fartaram de economizar para os dias piores, já podem começar a usar as economias: os dias piores já chegaram. 8-)
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Mensagempor XôZé » Terça-Feira 26 Maio 2009, 20:25

Depois do que o cadastrado Costa disse do mentiroso Loureiro, não sei o que mais será preciso fazer para o colocarem borda fora do Conselho de Estado. :evil:

Como sei que os restantes conselheiros nos lêm, em especial o meu concidadão e adepto destas tecnologias Silva, apelo portanto à tomada de medidas tão urgentes quanto adequadas. :chapada:

Porra, digam-me lá se conhecem no pedaço algum Loureiro decente? :?

Até o da Liga conseguiu despromover o VoaBista para manter o seu Oliveirense, da cidade onde por acaso se pretende candidatar a edil. :shock:

Falei bem ou não, Tovi? 8-)
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Tovi » Terça-Feira 26 Maio 2009, 20:32

XôZé Escreveu:Falei bem ou não, Tovi? 8-)

Claro que sim... :grin:

Mas agora um pouco mais a sério: Depois de ouvir parte das declarações feitas hoje por Oliveira e Costa na Comissão de Inquérito da Assembleia da República ao caso BPN, está cá a parecer-me que a “gajada” que mandava no Banco Português de Negócios eram todos “bons rapazes”. E se bem me lembro foram todos acólitos de Cavaco Silva quando este foi Primeiro-Ministro de Portugal.
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Mensagempor XôZé » Terça-Feira 26 Maio 2009, 20:59

Tovi Escreveu:...que a “gajada” que mandava no Banco Português de Negócios eram todos “bons rapazes”. E se bem me lembro foram todos acólitos de Cavaco Silva quando este foi Primeiro-Ministro de Portugal.

Pois é aqui que eu...(desculpem o palavrão)...fico mesmo fodido! :evil: :evil: :evil:

Não acredito que o meu conterrâneo não soubesse das travessuras das "gajas" e ainda para mais ter convidado esse Loureiro para o Conselho de Estado quando há muito se conheciam as noticias de que algo não andava bem no BPN.

Eu sempre o tive como um homem sério e mesmo a mantendo custa-me que tenha feito ouvidos de mercador aos sinais que a imprensa ia dando.

Faz-me lembrar aqueles cornos que andam de braço dado com gajas e agem como se nada fosse. :evil:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Tovi » Terça-Feira 26 Maio 2009, 22:11

Já por várias vezes afirmei que raramente estou de acordo com as posições políticas do actual Presidente da República, mas a verdade é que o tenho como um homem sério e honrado e continuo a acreditar que o que nos disse sobre o seu eventual envolvimento no caso BPN é a pura verdade. Aqui fica, para memória futura, o que de mais importante dizia a nota da Presidência da República de Novembro de 2008: O Prof. Aníbal Cavaco Silva, no exercício da sua vida profissional, antes de desempenhar as actuais funções nunca exerceu qualquer tipo de função no BPN ou em qualquer das suas empresas, nunca recebeu qualquer remuneração do BPN ou de qualquer das suas empresas, nunca comprou ou vendeu nada ao BPN ou a qualquer das suas empresas; O Prof. Cavaco Silva e a sua Mulher nunca contraíram qualquer empréstimo junto do BPN, não devem um único euro a qualquer banco, nacional ou estrangeiro, nem a qualquer outra entidade; O Prof. Cavaco Silva e a sua Mulher têm, há muitos anos, a gestão das suas poupanças entregues a quatro bancos portugueses – incluindo o BPN, desde 2000 – conforme consta, discriminado em detalhe, na Declaração de Património e Rendimentos entregue no Tribunal Constitucional, a qual pode ser consultada.
Tovi
Resmungão
Resmungão

Mensagempor Arp » Terça-Feira 26 Maio 2009, 22:15

XôZé Escreveu:
Tovi Escreveu:...que a “gajada” que mandava no Banco Português de Negócios eram todos “bons rapazes”. E se bem me lembro foram todos acólitos de Cavaco Silva quando este foi Primeiro-Ministro de Portugal.

Pois é aqui que eu...(desculpem o palavrão)...fico mesmo fodido! :evil: :evil: :evil:

Não acredito que o meu conterrâneo não soubesse das travessuras das "gajas" e ainda para mais ter convidado esse Loureiro para o Conselho de Estado quando há muito se conheciam as noticias de que algo não andava bem no BPN.

Eu sempre o tive como um homem sério e mesmo a mantendo custa-me que tenha feito ouvidos de mercador aos sinais que a imprensa ia dando.

Faz-me lembrar aqueles cornos que andam de braço dado com gajas e agem como se nada fosse. :evil:

:risada:
Começa a perecer-me que em breve o Xô vai trocar o papel higiénico na cagadeira... :mrgreen:

Imagem
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Mensagempor XôZé » Terça-Feira 26 Maio 2009, 22:58

Uma vez mais a tua excelente arte no uso do pincel. :lol: :lol: :lol:

Prometo que vou passar a levar mais a sério os teus desenhos. :risada:
Imagem
XôZé
Mouro