a "fraude" do século ou o fim dos bancos ?

a "fraude" do século ou o fim dos bancos ?

Mensagempor Viriato » Sábado 26 Janeiro 2008, 09:33

Imagem

Jérôme Kerviel

o homem, de 31 anos , que conseguiu foder o banco Société Générale , causando-lhes um prejuizo de cerca de 5 mil milões de €uros , no maior desfalque jamais feito a um banco . A titulo de comparação o desfalque que provocou a falência do banco Barings, feito em Singapour por Nick Leeson , tinha provocado percas de apenas mil e duzentos milhões de euros !

se o encontrasse agora, pagava-lhe um grande almoço, e como não devo ser sò eu a pensar assim ............

mas o mais estranho nisto tudo é que o banco confessa ao mesmo momento também ter perdido 2 mil milhões de euros nos "subprimes" , ou seja nesses créditos de merda com que andam a chular quem compra casas, e ainda anunciam para 2007, 800 milhões de euros de lucros !
estão a ver a que ponto nos andam a chular dinheiro ?
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Re: a "fraude" do século ou o fim dos bancos ?

Mensagempor Reboredo » Sábado 26 Janeiro 2008, 11:31

é aquela dose de incompetência que faz da frança o pais mais pimba da Europa!

quanto à bravura é preciso reconhecer que o touro tem os cornos protegidos com capas grossas de couro

já vi em Espanha e aqui em França ( no Sul onde as touradas são autorizadas ) certos toureiros esperar o touro à entrada na arena, de joelhos e não se mexem até o touro desviar. Isso sim é coragem porque é nesse momento que o touro entra mais bravo e claro está, que não têm nenhuma protecção nos cornos ! São touros e toureiros franceses.
Sempre sempre não, mas sempre sempre até é bom.
Reboredo
Furriel
Furriel

Registado: Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 18:23

Mensagempor Viriato » Domingo 27 Janeiro 2008, 18:13

Este assunto nada tem a vêr com Portugal, mas é um assunto interessante. Há que compreender uma coisa , NÃO EXISTE NENHUMA FRAUDE .
O trader apenas tomou posições de um valor de 50 mil milhões de euros, sem o acordo dos seus superiores, mas especulando sobre uma subida do mercado, e se tal tivesse acontecido o banco teria lucrado e não perdido . Uma coisa muito importante, o trader não desviou nenhum dinheiro, as percas de 5 mil milhões devem-se ao facto do banco ter liquidado as posições entre segunda e quarta-feira numa altura em que as bolsas mundiais estavam a baixar, e com medo que ainda baixassem mais.
E neste contexto até podemos dizer que o rapaz é um bom trader porque apenas perdeu 10% das posições, quando a bolsa de Paris por exemplo, acusa 18% de percas desde o principio de Janeiro .
Se o banco perdeu dinheiro foi porque o próprio banco decidiu de liquidar as posições que o rapaz tinha tomado !
Outra coisa muito importante, o rapaz não foi preso , mas sim apresentou-se voluntariamente à policia quando o advogado dele teve a certeza que um inquérito estava aberto , e se andou escondido uns dias foi apenas com mede de aparecer "suicidado" com 4 balas nas costas . Parece que são coisas que acontecem a certas pessoas que se "suicidam" !
Tal caso poderia acontecer em Portugal , mas em mais pequena dimensão, porque nenhum banco português tem 50 mil milhões disponíveis para especular na bolsa, mas o facto deste banco ter assim tanto dinheiro disponível , porque aos 5 mil milhões de percas se acrescentem mais 2 mil milhões de percas nos "subprimes" e mesmo assim ainda apresentam um lucro de 800 milhões de euros em 2007, longe dos 5 ou 6 mil milhões de 2006, isto apenas prova que os bancos vivem à nossa custa, mas à grande e neste caso também à francesa !
Se os governos quisessem poderiam impedir estas "aves de rapina " de nos cobrar tanto de juros e despesas diversas.
Se repararem bem, pagamos muito mais a um banco , e todos somos obrigados a utilizar um banco, do que ao Estado , mas o Estado ainda nos vai dando qualquer coisa , enquanto que os bancos não nos dão nada.
Este caso está a levantar uma polémica em França, que é de saber quem manda no país, se o Estado ou os bancos, e muita gente já pede o fim do sistema bancário , visto o dinheiro utilizado ser quase todo virtual, os bancos não são precisos para nada !
Os bancos centrais garantem o valor de notas, moedas e dinheiro virtual, através de uma reserva de ouro, as notas e moedas sendo substituidas por dinheiro virtual situado num ficheiro informático, basta o banco central gerir esses ficheiros , onde temos as nossas contas e é o FIM DOS BANCOS !
E quem nos diz que este homem, Jérôme Kerviel , não vai ser para os bancos o que o Bosman foi para o futebol ?
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Reboredo » Domingo 27 Janeiro 2008, 21:20

Viriato escreveu:

Este assunto nada tem a vêr com Portugal

Tomei nota.
Reboredo
Furriel
Furriel

Mensagempor Viriato » Segunda-Feira 28 Janeiro 2008, 19:59

Jérôme Kerviel saiu em liberdade

é arguido no processo, para servir de testemunha e para que os seus advogados tenham acesso ao dossier

a justiça vai agora investigar o caso de um administrador do banco que vendeu a 9 de Janeiro 85 milhões de acções do banco, antes do preço das mesmas baixar. Curioso, não é ?
Mas beneficiar de uma informação financeira para enriquecimento pessoal, é um crime em França !
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Arp » Segunda-Feira 28 Janeiro 2008, 21:39

...e isso é recente? Quero dizer... em França.

É que já é crime em quase todo o lado há um ror de tempo.
:mrgreen:
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor Reboredo » Segunda-Feira 28 Janeiro 2008, 21:52

é arguido no processo

para servir de testemunha

1) arguido:

acusado;

delinquente;

aquele a quem acusam de algum delito;

sujeito submetido a um processo penal.

2) testemunha de testemunhar

pessoa chamada a assistir a certos actos de outrem, para os tornar autênticos;

pessoa que viu ou ouviu alguma coisa ou que é chamada a juízo, para depor sobre o que viu ou ouviu;

prova;

Jérôme Kerviel, le trader que la Société générale rend responsable d'une perte record de 4,9 milliards d'euros, a été mis en examen, mais laissé en liberté sous contrôle judiciaire sans que l'accusation d'escroquerie soit retenue contre lui.
Reboredo
Furriel
Furriel

Mensagempor Viriato » Segunda-Feira 28 Janeiro 2008, 22:14

Arp Escreveu:...e isso é recente? Quero dizer... em França.

eu não disse que era recente, disse que era crime !

em Portugal não sei se é, mas pelo que se vê, ainda recentemente com o BCP, não deve ser ! :roll:
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Arp » Segunda-Feira 28 Janeiro 2008, 23:24

Viriato Escreveu:
Arp Escreveu:...e isso é recente? Quero dizer... em França.

eu não disse que era recente, disse que era crime !

Pois, eu sei. Disseste que era crime... em França e daí a minha surpresa. :shock:

Viriato Escreveu:em Portugal não sei se é, mas pelo que se vê, ainda recentemente com o BCP, não deve ser ! :roll:

Acredito que não saibas nada do que acontece em Portugal, a menos que sirva para atugalhar.
Aliás até começo a acreditar que saibas pouco do que quer que seja que se passe fora do hexágono.

Se alguma vez tivermos essa grata possibilidade, vou ver se te consigo apresentar um puto cheio de piada, que a mim me apresentaram faz algum tempo, e que consta que (se entendi bem a história) andou a assaltar supermercados, para dar de comer a uns tropas que andavam armados em revoltosos lá na terra dele.
Quero dizer... se é que ainda não morreu.
8-)
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor zézen » Terça-Feira 29 Janeiro 2008, 09:57

Esse já morreu ! :P

Já não há chavalos de vilas operárias :mrgreen:
Loriga, Moscavide e Santarém, passaram a ser terras de consumo sustentável :twisted:

(Ici Paris. Ici poste des commandes, CHANEL 25 avril) 8-)
a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Próximo

Voltar para Economia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes