GUICHET de Reclamações!

Re: GUICHET de Reclamações!

Mensagempor B de Berarda » Sábado 13 Março 2010, 19:22

Senhor ARP,

Primeiro, não deve acreditar em tudo o que lhe dizem - pode provar que as Vestais eram virgens? ;)

Segundo, porque pergunta se ainda sou e não se voltei a ser? ;)

Isto, se me estivesse a referir às Vestais de antigamente... mas a tradição já não é o que era... nunca ouviu dizer? ;)
B de Berarda
vestal
vestal

Registado: Sábado 27 Fevereiro 2010, 23:57

Mensagempor Arp » Sábado 13 Março 2010, 22:48

As redondilhas do costume. :roll:
Há coisas que nunca mudam, mas a história, essa, é ao gosto de cada necessidade.
:whistle:
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Registado: Sábado 13 Outubro 2007, 14:02

Mensagempor B de Berarda » Sábado 13 Março 2010, 23:06

"Na Roma Antiga, eram designadas como virgens vestais («deusas do fogo») as assistentes da deusa romana Vesta.

Estas mulheres gozavam de uma situação social respeitável na sociedade e deviam manter-se castas sob risco de sofrerem punições (inclusive mortais). Não podiam pisar no chão que não fosse o do seu templo, do Domus ou villa da sua família e de outras também patrícias, e das demais edificações governamentais e divinas, por isso eram transportadas em liteiras pela cidade, por escravos liteireiros. Todas as vestais obrigatoriamente teriam que ser patrícias, membras, portanto, da nobreza.

Uma de suas obrigações era manter sempre acesa a chama sagrada do fogo do estado no Templo redondo no Fórum romano, sob a supervisão do Pontifex maximus. O fogo neste altar representava a origem da vida e se acreditava ter vindo de Tróia, não podendo apagar. Castigos mortais seriam aplicados se a obrigação não fosse devidamente cumprida, pois seriam enterradas vivas ou precipitadas do alto da Rocha Tarpéia, no monte Capitolino, em caso de transgressão. A partir de certa idade, tendo servido trinta anos, a mulher podia escolher entre continuar como virgem vestal ou libertar-se das obrigações. Essas mulheres eram muito consultadas, sobretudo em assuntos políticos, por terem instrução e situação econômica favorável.

No Monte Palatino subsistem as ruínas da Casa das Virgens Vestais, ou Atrium Vestae, onde apenas mulheres podiam circular. No Império Romano, qualquer homem que fosse encontrado próximo da morada das virgens vestais era enforcado, e hoje o local é guardado apenas por guardas mulheres." -Wikipédia...

"As vestais faziam voto de castidade por 30 anos. Depois estavam livres para cair na folia. Apesar que se entravam com uns 15 anos, aos 45... hum..." - ROMANI ITE DOMVM!!!

Agora a sério - A partir de determinada idade, a mulher poderia escolher se continuaria a sua vida como uma Virgem Vestal ou libertava-se dessas obrigações, sendo que tais mulheres eram muito disputadas pois possuíam instrução e situação econômica muito favorável para a época - o que não é bem o meu caso! :twisted:
B de Berarda
vestal
vestal

Mensagempor Arp » Sábado 13 Março 2010, 23:52

B de Berarda Escreveu:Agora a sério - A partir de determinada idade, a mulher poderia escolher se continuaria a sua vida como uma Virgem Vestal ou libertava-se dessas obrigações/...

Logo deixando de ser... Virgens e por tabela... Vestais. :mrgreen:
Insisto que Soldado/a teria menos presunção de inocência e te assentaria melhor.
8-)
O saber, o aprender o novo, só não encontra espaço em cabeças que já estão cheias, principalmente de ideias preconcebidas.
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Mensagempor B de Berarda » Quarta-Feira 17 Março 2010, 00:40

"Logo deixando de ser... Virgens e por tabela... Vestais.
Insisto que Soldado/a teria menos presunção de inocência e te assentaria melhor." - Arp

É essa a leitura que fazes?!

Para mim presunção seria ser soldado/a - que não sou - e naif somos todos 1 pouco, até tu!

Mas a Vestal é acima de tudo 1 sacerdotiza - que no fundo, todas as mulheres o são.

Expliquei-me? ;)
Editado pela última vez por B de Berarda em Quinta-Feira 18 Março 2010, 15:52, num total de 1 vez.
B de Berarda
vestal
vestal

Mensagempor XôZé » Quarta-Feira 17 Março 2010, 02:54

B de Berarda Escreveu:"Logo deixando de ser... Virgens e por tabela... Vestais.
Insisto que Soldado/a teria menos presunção de inocência e te assentaria melhor." - Arp

Desculpe perguntar:

A mademoiselle já não sabe "citar" ou acha que assim é mais fino? :mrgreen:
Imagem
XôZé
Mouro
Mouro

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 02:12

Mensagempor Arp » Quarta-Feira 17 Março 2010, 20:02

B de Berarda Escreveu:Mas a Vestal é acima de tudo 1 sacerdotiza - que no fundo, todas as mulheres são.

Expliquei-me? ;)

Claro, muito bem...

Imagem
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

Mensagempor B de Berarda » Quinta-Feira 18 Março 2010, 15:55

Dom Arp,

Desde a última vez que nos vimos, que não fiquei assim tããão decrépita! :o :?

Por minha honra o afirmo!
B de Berarda
vestal
vestal

Mensagempor B de Berarda » Quinta-Feira 18 Março 2010, 15:58

Nossa Senhora dos Senhores de Saias do Vaticano - padroeira dos pedófilos.
Imagem
B de Berarda
vestal
vestal

Mensagempor Arp » Sábado 20 Março 2010, 01:56

B de Berarda Escreveu:Dom Arp,

Desde a última vez que nos vimos, que não fiquei assim tããão decrépita! :o :?

:oops:
Espero bem que não e a imagem não te era dirigida in personna. Era mais à tua generalização do "sacerdotiza - que no fundo, todas as mulheres são."

Expliquei-me?
:grin:
Arp
Arp
Sargento-mor
Sargento-mor

AnteriorPróximo

Voltar para SAV ( serviço após-venda )

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes