Panorama BBC - Sábado - 15h

no tempo em que os animais falavam .........

Panorama BBC - Sábado - 15h

Mensagempor Max » Sábado 27 Dezembro 2008, 13:21

Esta noite vi mais uma preciosidade jornalística, da BBC, sobre cães de raça.

Eu sou o primeiro a acusar certos jornalistas sobre os disparates que escrevem, mas não neste caso. Durante uma considerável fase da minha vida, conheci o mundo dos cães e posso dizer que a peça não me deu novidade nenhuma, mas não é por isso que deixa de ser brilhante ao agarrar num certo número de casos e colocá-los para reflexão durante uma hora.

A peça mostra ambos os lados: Os que são incapazes de ver o erro, e os que dizem que uma exposição de beleza é um desfile de mutantes!

Eu posso dizer que houve duas coisas neste mundo (dos cães) que me perturbaram, sendo a primeira bastante notória no documentário e que é a forma como a maioria dos criadores desrespeita ou descredibilizam a opinião de alguns veterinários. A segunda, é o mundo de interesses que se geram à volta: Toda a gente diz mal de toda a gente.

Quem puder ver a peça, não a perca, hoje às 15h na SicNotícias
Max
Grão Mestre
Grão Mestre

Registado: Terça-Feira 29 Julho 2008, 00:14

Re: Panorama BBC - Sábado - 15h

Mensagempor Tovi » Sábado 27 Dezembro 2008, 22:06

Só vi os últimos 15 minutos do programa referido... Vou ver se consigo estar atento a uma possível repetição, pois o assunto parece-me interessante. Será que o "Panorama BBC" marcado para amanhã às 22 horas na SIC Notícias é o mesmo?
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor Max » Sábado 27 Dezembro 2008, 22:45

olá Tovi, também achei o programa francamente bom.

Não sei se amanhã será o mesmo, mas penso que sim. Talvez repitam o mesmo todos os fins de semana. Eu vi-o ontem, e depois repetiram hoje de manhã e às 15h.

É questão de tentar. Eu "só" tenho um aparelho que grava com um disco rigido ligado à tv. Não consigo ligar isto ao pc, senão tinha gravado e partilhado convosco.
Max
Grão Mestre
Grão Mestre

Mensagempor Tovi » Segunda-Feira 29 Dezembro 2008, 00:06

Acabei de ver o tal programa da BBC e concordo plenamente com o que disse o Presidente do Kennel Club quando afirmou que embora haja criadores que não estão a fazer criação correcta, não os devemos afastar dos organismos reguladores (Clubes de canicultura, Clubes de raça...) pois corremos o risco de esses mesmos criadores irem "produzir" cães sem qualquer controlo. Como é uso dizer-se, de mal o menos.
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Mensagempor Max » Segunda-Feira 29 Dezembro 2008, 00:50

Tovi Escreveu:...concordo plenamente com ... embora haja criadores que não estão a fazer criação correcta, não os devemos afastar dos organismos reguladores (Clubes de canicultura, Clubes de raça...)

Tovi, com todo o respeito, não será essa posição, demasiado confortável?

Não vamos exigir seriedade porque ficamos sem criadores...
Não vamos exigir bons tratos a 100% porque teremos que trabalhar muito mais em vistoriar se de facto os cumprem, e... não queremos ter esse trabalho.

Eu respeito a tua posição, e decerto conhecerás certos cantos da canicultura bem melhor do que eu! Mas pronto.

Em vez do "do mal o menos". Eu prefiro: "perdido por 100 perdido por 1000". Porque se vamos fechar os olhos a certos criadores de elite, então eles não serão de facto de elite, ou prejudicam quem realmente o é! Mas se se fizer alguma coisa, pode realmente conseguir algo, senão: perdido por 100 perdido por 1000!

Ao longo de alguns anos, tive contacto com muitas coisas, e o mau trabalho que vi foi tanto que... nem tenho palavras. Por outro lado, quando se fala na consanguinidade, se for realmente bem feita e estudada, eu também defendo que tem vantagens, no entanto são tantos mas tantos os criadores que o fazem ao desbarato e criticam as teorias dos veterinários apenas porque... outros criadores a defendem, e se esses criadores fazem e têm bons cães, então vamos todos fazer! Parece surreal, mas é um realidade. Os problemas são muito a longo prazo para serem percepcionados por toda a gente. Se até a si próprio o ser humano se mata em não fazer nada para preservar o seu habitat... não podemos esperar que o faça em relação ao cão.

:mrgreen:
Max
Grão Mestre
Grão Mestre

Mensagempor Max » Segunda-Feira 29 Dezembro 2008, 01:02

Por exemplo, para quem não sabe ou não entende, um dos casos que o programa focou foi o do clube atribuir um prémio de BIS na exposição principal do ano a um determinado cão de uma determinada raça.

Esse cão tinha uma doença hereditária. No entanto, só pelo facto de ser realmente bom, e ter ganho os prémios, a dona do cãozinho sentiu-se possuidora de um "bom negócio". Em pouco tempo esse cão gerou 36 cães. 36 cães, que provavelmente foram vendidos a peso de ouro, mas que teriam muitas probabilidades de ter uma vida curta, sofrerem por causa disso, e causarem tristes danos nas famílias que os iriam comprar.
Para adicionar, a dona do reprodutor doente vencedor mentiu, ao dizer que o cão nem estava doente, e depois ao meter os pés pelas mãos disse que o cão que não estava doente afinal já estava doente já não tinha gerado filhos (gerou 36, na realidade).

O que é que o clube poderia fazer? Na minha opinião, e de muitos outros, mandar castrar o cão, porque era premiado e tinha uma doença grave hereditária!
Mas o clube prefere nada fazer, porque... tem medo de perder os apoios dos criadores... e pronto, teremos de viver com isto. E o zézinho que comprar um cão amanhã, tem de estar ciente que pode estar a pagar balúrdios por um cão doente porque na realidade não tem qualquer instituição que o defenda! Não se podem evitar doenças mas quer dizer... Há que fazer o mínimo! E é precisamente nos criadores de elite que é preciso actuar porque são eles que estão no topo da pirâmide!
Max
Grão Mestre
Grão Mestre

Mensagempor zézen » Segunda-Feira 29 Dezembro 2008, 18:43

Max Escreveu:...O que é que o clube poderia fazer[/b]? Na minha opinião, e de muitos outros, mandar castrar o cão, porque era premiado e tinha uma doença grave hereditária! ...

Meu caro max, gostei da postura em todo o artigo e partilho desta posição (100<1000) a talhe de foice.

...E o zézinho que comprar um cão amanhã, ...

Aproveito para informar que não compro cães. :mrgreen:

Um abraço a todos os defensores dos animais. ;)
a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Mensagempor Tovi » Segunda-Feira 29 Dezembro 2008, 19:09

Quando tiver um tempinho livre venho aqui opinar mais qualquer coisita sobre o assunto do programa da BBC.
Tovi
Resmungão
Resmungão

Mensagempor zézen » Segunda-Feira 29 Dezembro 2008, 19:15

Tão, ainda não estàs de férias ? :grin:
a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Mensagempor Tovi » Segunda-Feira 29 Dezembro 2008, 19:33

zézen Escreveu:Tão, ainda não estàs de férias ? :grin:

De férias?... Mas tu pensas que isto é a Bélgica ou que eu me chamo «zézen»?... ;)
Tovi
Resmungão
Resmungão

Próximo

Voltar para Canil, Gatil & outros animais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes