INTERNACIONAL

Re: INTERNACIONAL

Mensagempor zézen » Domingo 21 Dezembro 2008, 20:35

a.o.s., foi, é, e serà sempre, um F.D.P.
zézen
tem opinião sobre tudo, e sobretudo opinião

Registado: Sexta-Feira 12 Outubro 2007, 17:10

Mensagempor zézen » Domingo 21 Dezembro 2008, 20:37

Espanha – dramas da ditadura franquista

Trinta anos após a comemoração da Constituição, a Espanha descobre horrorizada que, durante a ditadura franquista, pelo menos dez mil crianças foram roubadas às mães e entregues à segurança social ou a centros religiosos.

As crianças eram retiradas à força às mães presas nas masmorras do franquismo. As autoridades facilitavam a mudança de identidade e faziam desaparecer as certidões de nascimento e de baptismo.

A coragem de Baltasar Garzón, o juiz que mandou deter Pinochet, pôs a nu a sórdida conduta do fascismo espanhol e do pio facínora Francisco Franco, embora tenha sido desautorizado pela Audiência Nacional cuja presidência lhe foi recusada.

Para horror das pessoas civilizadas, foi revelado pelo historiador Ricard Vinyes, num documentário da TVE, que «a normativa franquista exigia que quando uma presa política entrava no cárcere, aguardava-se que desse à luz. Logo a seguir, o filho era entregue a instituições ligadas ao regime ou à Igreja».

Não surpreende, pois, a revolta da juventude que pede a desbaptização perante a cumplicidade da Igreja católica com os crimes hediondos do franquismo. Não espanta a desolação dos que aguardam uma reparação moral e anseiam por conhecer a identidade antes da morte que se avizinha.

A onda de santidade que percorreu Espanha (centenas de beatificações e canonizações) foi a última tentativa de branquear a ditadura. Até Escrivà de Balager, um admirador de Franco, subiu rapidamente aos altares.

Nota: Elementos retirados do DN, de ontem, «Visto de cá» (Francisco Barcia)

http://ponteeuropa.blogspot.com/
zézen

Mensagempor zézen » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 18:08

Gaza

Imagem

Dizer que foi o Hamas que rompeu com o cessar-fogo e as tréguas (existiam verdadeiramente? Qual a razão do muro e do embargo económico, então?) é, no mínimo, uma imensa inverdade.

Quem acompanhar o que se passa naquela região sabe que há meses que a imprensa sionista israelita faz essa afirmação, pelo que não é novidade.

Resta perguntar por que é, agora, motivo para a invasão e o declarar de uma guerra?

Imagem

Vamos continuar a assobiar para o lado e ignorar que Barak Obama está prestes a tomar posse como Presidente? Não haverá receio de alguns lobbies americanos deste Presidente negro e de nome árabe? Sobretudo, não terão interesse em inculcar esse receio?

Esquecemos que o Hamas, que evoluiu de grupo terrorista para partido político, foi livre e democraticamente eleito em 2006? E que luta pelo reconhecimento do Estado Palestiniano que os israelitas teimam em não reconhecer? Os mesmos israelitas que têm um Estado porque os ingleses, após a 2ª Guerra Mundial, se prestaram a ceder uma parcela das suas possessões da Palestina, com o apoio da Assembleia das Nações Unidas, num movimento solidário pelo povo sofredor do Holocausto...

(Não esqueçamos que cerca de 50% da população da sobrepovoada Faixa de Gaza corresponde, na realidade, a crianças entre os 0 e os 14 anos de idade).

Continuamos a analisar estruturas sociais e políticas à luz da matriz ocidental ou ocidentalizada? Solidarizamo-nos com este terrorismo cultural que permitimos a montante dos conflitos?

Vamos continuar a assistir à omissão das verdadeiras razões que levam os israelitas a esta atitude?

Fátima Pinto Ferreira at 23:07 in Causas, Contextos, Opiniao | Permalink
http://www.bemhaja.com/bemhaja/2009/01/gaza.html
zézen

Mensagempor zézen » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 18:13

Gostava de saber escrever assim,

Moralidade

Que me pode interessar se um palestiniano assassina um israelita ou vice-versa, se a minha moral me impele a não liquidar um ser humano?

Que me interessa quem tem razão se sei que ambos a têm mas que a perdem em cada tiro que disparam, em cada inocente que morre?

Sei que tudo o que se passa, se passa porque a imoralidade entende que se devia passar.

Para além da "normalidade", muito para lá da nossa racionalidade, dou por mim, miserável ser pensante, a questionar se isto é humanidade ou se será só o medo da diversidade.

http://barbearialnt.blogspot.com/

Como não sei escrever assim, vou participar à minha maneira.
Domingo pròximo, là estarei às 14h na Gare du Midi, para mais uma manifestação de apoio ao povo palestiniano.
E assim vai vivendo o ZéZen. 8-)
zézen

Mensagempor Viriato » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 20:19

zézen Escreveu:Domingo pròximo, là estarei às 14h na Gare du Midi, para mais uma manifestação de apoio ao povo palestiniano.

e là vais engordar mais uns quilitos, na " baraque à frites " ! :mrgreen:
Imagem
Sou capaz do melhor como do pior, mas no pior, sou eu o melhor !
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Registado: Segunda-Feira 8 Outubro 2007, 16:38

Mensagempor Scalabis » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 22:04

zézen Escreveu:
Domingo pròximo, là estarei às 14h na Gare du Midi, para mais uma manifestação de apoio ao povo palestiniano.

Vais vivendo assim mas podes ir desta para melhor :? eu nunca entraria numa manifestação deste tipo para apoiar ou ser contra um país muçulmano, acho até que deveria ser proibido, imagina que vai lá estar um gajo carregado de esplosivos? quantos gajos morreriam que nem sequer sabem onde é a Jordania ou Israel.
Estes gajos juntamente com os Russos vão acabar por começar uma guerra sem procedentes, por isso que se matem uns aos outros.
Imagem

Imagem Imagem
Scalabis
Alexandre, o grande
Alexandre, o grande

Registado: Quinta-Feira 11 Outubro 2007, 22:17

Mensagempor Tovi » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 22:44

Não é por nada, mas só para poder ir petiscar com o «zézen», antes ou depois da “manif”, quem me dera poder estar presente no próximo Domingo, às 14 horas, na Gare du Midi… ;)
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor Viriato » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 23:54

Tovi Escreveu:Não é por nada, mas só para poder ir petiscar com o «zézen», antes ou depois da “manif”, quem me dera poder estar presente no próximo Domingo, às 14 horas, na Gare du Midi… ;)

isso é simples, basta apanhares um TGV e ........... nem precisas de sair da Gare ! :mrgreen:
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

Mensagempor Tovi » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 23:57

Viriato Escreveu:(...) basta apanhares um TGV e (...)

TGV ainda não temos... E até há por cá uns gajos que dizem que não nos faz falta... Gente de vistas curtas.
http://tovi.blogs.sapo.pt
"Devido à velocidade da luz ser superior à do som, algumas pessoas parecem inteligentes até as ouvirmos."
Tovi
Resmungão
Resmungão

Registado: Terça-Feira 9 Outubro 2007, 21:28

Mensagempor Viriato » Quinta-Feira 8 Janeiro 2009, 23:58

Tovi Escreveu:
Viriato Escreveu:(...) basta apanhares um TGV e (...)

Ainda não temos... E até há por cá uns gajos que dizem que não nos faz falta... Gente de vistas curtas.

isso é gajos que não querem que vocês vão a manifs ! :twisted:
Imagem
Viriato
Manda chuva
Manda chuva

AnteriorPróximo

Voltar para Politica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes